top of page
Buscar

Edivaldo Holanda

Atualizado: 18 de out. de 2022


Declaração


A sabatina do iMirante com o candidato ao governo do Maranhão pelo PSD, Edivaldo Holanda Júnior, foi realizada no dia 12 de agosto. Ao falar sobre o saneamento básico no estado, do minuto 46:45 ao 46:55 [https://www.youtube.com/watch?v=yOSl5LAxeEQ], Edivaldo afirma que “hoje, o Maranhão tem números sofríveis. Cerca de 50% da população apenas tem água, cerca de 10% tem acesso ao esgoto”.


Candidato Edvaldo Holanda em entrevista ao site Imirante. FOTO: Reprodução - Site Imirante

Verificamos


As informações dadas por Edivaldo Holanda Júnior estão corretas, mas arredondadas e desatualizadas.


De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) [http://www.snis.gov.br/diagnosticos], 56,5% da população total maranhense possuía acesso à água e, dos municípios com acesso à água, 13,83% de sua população tinha acesso ao esgoto no ano de 2020.


Ao afirmar que se tratam de dados de “hoje”, Edivaldo Holanda exagera, uma vez que o último levantamento feito pelo SNIS é referente ao ano de 2020. Além disso, ele escolhe arredondar os dados para um número menor, mesmo que 56,5% esteja mais próximo de 60% do que de 50%.


A informação, portanto, tem fundamento em dados oficiais, mas é propositalmente arredondada e datada para que o candidato prove seu ponto.


Portanto, com esta fala, o candidato Edivaldo Holanda Júnior ganha o selo ESPARROSO = Exagerado: a informação está no caminho correto, mas houve exagero de mais de 10% e de menos de 100% frente ao total real.


Versão do Candidato


O Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de Edivaldo Holanda Júnior questionando sobre onde o candidato teria acessado os dados que levaram a essa constatação, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.

コメント


bottom of page