Declaração
Durante entrevista ao vivo no JMTV 1ª edição, da Rede Mirante, realizada no dia 20 de setembro, ao tratar do tema do transporte público, o candidato ao governo do Maranhão Hertz Dias (PSTU) questionou a qualidade do atual serviço frente ao volume de recursos envolvidos e afirmou, em 6’54”, sobre “a questão aqui dos ferryboats, por exemplo, [que] em 2017 eles arrecadaram algo em torno de 100 milhões de reais”.
06'54" até 07'09": https://globoplay.globo.com/v/10951010/
Verificamos
O candidato do PSTU avaliou que a operação dos ferryboats no Maranhão é uma “mina de dinheiro”, já que em apenas um ano teria arrecadado 100 milhões de reais com o transporte de 1,8 milhão de passageiros e 300 mil carros.
Quem administra os terminais de ferryboat da Ponta da Espera, em São Luís, e Cujupe, no município de Alcântara, é a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). De acordo com o Balanço Patrimonial divulgado anualmente por ela, a receita líquida registrada ao fim de 2017 foi de R$ 182.162.000. Segundo o documento, esta receita é composta pela utilização da infraestrutura portuária, movimentação e armazenagem de mercadorias e por arrendamento de bens próprios, já que, além dos terminais de ferryboat, a empresa administra também o Porto do Itaqui.
Ou seja, com base no demonstrativo da empresa não é possível saber o montante de recursos arrecadado exclusivamente pelo transporte de pessoas e carros nem está disponível no site dela dados sobre a movimentação pelas balsas. Portanto, é Ralado isso que o candidato declarou, já que não há dados públicos que comprovem a informação sustentada.
Comments