top of page
Buscar

Hertz Dias


Declaração


Durante a sabatina da TV Cidade, no dia 25 de agosto, o candidato do PSTU, Hertz Dias, afirmou que o Maranhão foi o primeiro estado a adotar o Novo Ensino Médio. (a partir de 00’13’’08)

(13:14) “(...) tem outro tema também que é importante, o Novo Ensino Médio (...) o Novo Ensino Médio que está estritamente vinculado também ao processo de privatização da escola pública, não teve qualquer debate. O Maranhão foi o primeiro a adotar o Novo Ensino Médio (...)”.


Hertz Dias em entrevista à TV Cidade/Record FOTO: Reprodução canal YouTube TV Cidade

Verificamos


Marocando essa informação, verificamos que:

Em 2020, quando 17 estados (AC, AM, AP, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PB, PI, RR, RS, SC, SE e SP) já haviam enviado seus currículos de referência para aprovação dos respectivos Conselhos Estaduais de Educação, o Maranhão era um dos seis últimos estados que, ainda, estavam no processo de construção de seus referenciais curriculares.

Para mais informações sobre a homologação do currículo de cada estado, acesse: https://observatorio.movimentopelabase.org.br/indicadores-novo-ensino-medio-curriculo/.


Nesse sentido, a afirmação feita pelo candidato Hertz Dias (PSTU) é falsa, visto que o Maranhão não foi o primeiro estado a adotar o novo currículo, já que São Paulo foi o primeiro estado a construir e homologar junto ao Conselho Estadual da Educação.


Versão do Candidato


Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato, mas até a veiculação desta checagem não obtivemos resposta. Caso haja alguma manifestação futura, será disponibilizada aqui.

Comentários


bottom of page