Declaração
Em entrevista realizada na Rádio Timbira/Universidade FM, dia 26 de novembro, aos 00’ 20’’ 14’’; o candidato Duarte afirmou que: “Eu não falto, eu não falto na Assembleia”, quando questionado se faltava às sessões da Assembleia Legislativa do Maranhão. Nós fomos marocar.
Verificamos
O deputado estadual Duarte Junior faltou a várias sessões na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) somente no ano de 2020. Até o dia 28/10, foram 21 ausências. Destas, 15 não foram justificadas e 6 tiveram justificativas. O candidato compareceu a 41 sessões de um total de 62 realizadas do começo do ano até o dia citado.
Para checar essa informação, o Rumbora Marocar entrou em contato com a Mesa Diretora da ALEMA, setor responsável por contabilizar as presenças de cada deputado. A informação foi solicitada via ouvidoria.
Dentre as ausências justificadas, disponíveis em forma de Requerimento no portal da Assembleia, estão inclusas faltas por razões de viagens para São Paulo e Brasília (Requerimentos nº 85, 116 e 117 de 2020).
Conforme cita o requerimento, a viagem a Brasília aconteceu “para agendas no Congresso Nacional” e foi paga com dinheiro público, custando R$ 1.600,00, de acordo com o Portal da Transparência do Maranhão. A nota fiscal diz que a viagem foi “para tratar de assuntos deste poder”, entretanto, conforme mostram postagens do Instagram do deputado nos dias da viagem (11 e 12 de fevereiro), a ida ao Congresso serviu para Duarte oficializar sua pré-candidatura a Prefeito de São Luís junto à direção nacional de seu partido, Republicanos.
Assim, o candidato recebe nosso selo do Rumbora Marocar: Tá de Migué .Falso =
A informação está comprovadamente incorreta.
Versão do Candidato
Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato, mas até a veiculação desta checagem, não obtivemos resposta. Caso haja alguma manifestação futura, a mesma será disponibilizada por aqui.
Comentários