top of page
Buscar

Carlos Madeira


Declaração


No dia 1º de outubro, o 1º debate entre os candidatos à prefeitura de São Luís foi transmitido pela TV Band, pela TV UFMA, pelo canal da Band no Youtube e pela rádio Universidade FM. Durante a fala inicial do candidato Carlos Madeira (Solidariedade), registrada no minuto 17:30 até 19:25, ele diz que “nós estamos no ranking do IDEB em 22º lugar”.



Verificamos


Segundo a última pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de 2019, São Luís realmente está em 22º lugar no ranking das capitais brasileiras do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas apenas nos primeiros anos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), com a nota 5.1, reunindo todas escolas públicas: federais, municipais e estaduais.


*** Os anos destacados em verde, são os anos que atingiram a meta projetada.

Nos últimos anos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), a capital do Maranhão sobe para o 19º lugar, com nota 4.2 no IDEB. Em nenhum destes dois casos, a meta projetada foi atingida: no primeiro caso, teria que ter atingido 5.7, e, no segundo, 5.

*** Os anos destacados em verde, são os anos que atingiram a meta projetada.

Já no Ensino Médio, as escolas públicas de São Luís atingiram a nota 4.2, acima da meta de 4.1. Nessa categoria, São Luís está entre as melhores capitais do país, empatado em 4º lugar com Recife.


Em primeiro, está Vitória e Goiânia, com 4.7, em segundo Curitiba, com 4.5, e em terceiro Fortaleza, com 4.3. Ainda assim, a cidade maranhense passou da meta em apenas 0.1, e subiu 0.4 pontos em dois anos (de 2017 a 2019).

*** Os anos destacados em verde, são os anos que atingiram a meta projetada.

Assim como São Luís está nos últimos patamares em uma categoria, a capital está entre os primeiros em outra. De qualquer forma, o avanço na educação é tímido como um todo e as escolas públicas do município não atingiram duas das três metas projetadas.


Portanto, a informação usada pelo candidato é em parte correta, porém, é utilizada de forma generalizada, o que a torna precipitada.


Ganhando nosso selo Esparosso = Exagerado: A informação está no caminho correto, mas houve exagero de mais de 10% e de menos de 100% frente ao total real.


Versão do Candidato


Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato, mas até a veiculação desta checagem, não obtivemos resposta. Caso haja alguma manifestação futura, a mesma será disponibilizada por aqui.

Comentários


bottom of page