top of page
Buscar

Weverton Rocha


Declaração


Em debate realizado no Programa Balanço Geral Manhã, da TV Record, no dia 26 de agosto, a 19’13’’, o candidato ao governo Weverton Rocha(PDT) afirmou que o Maranhão é o estado do Brasil que mais passa alunos sem aprender. Rumbora Marocar bem isso aí!


Candidato Weverton Rocha em entrevista ao Programa Balanço Geral, da TV Record/ FOTO: Reprodução - YouTube

Verificamos


Ralado isso (não tem dados que comprovem tal afirmação): Não é possível afirmar que o Maranhão é o estado que mais passa alunos sem aprender.


No entanto, por recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE), desde 2020 parte das redes municipais e estaduais passaram a adotar a estratégia de aprovação automática para não reter os alunos e, com isso, não incentivar a evasão escolar para a escola poder recuperar essas aprendizagens no ano seguinte.


Em julho de 2020, o Conselho Estadual de Educação do Maranhão aprovou por unanimidade a sugestão de reorganização do calendário escolar, a partir das normas prescritas na Resolução CEE/MA nº 94/2020.

Dados do Saeb 2019 mostram que nos anos iniciais do Ensino Fundamental, apenas 32,8% dos alunos de escolas públicas têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. No aprendizado da matemática, o percentual fica em 22,2%.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, 20% dos alunos de escolas públicas têm aprendizagem adequada em Português. Na matemática o índice é ainda pior: 7,6%.

No ensino médio, 17,7% dos alunos de escolas públicas têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. Em matemática, apenas 2,3% dos alunos de escolas públicas têm bom aprendizado.

Em 2019, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental do Maranhão tinham o 2º menor nível médio de proficiência do país tanto em Língua Portuguesa como em Matemática.

bottom of page