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Rubens Junior


Declaração


O candidato do PCdoB, Rubens Júnior, em entrevista na TV Cidade, no dia 26 de outubro, aos "00"03"50, afirmou que "40% dos professores não têm ensino superior e 57% lecionam em uma disciplina que não é a deles". A mesma afirmação foi feita em sabatina do jornal O Imparcial, realizada no mesmo dia, à noite, e transmitida via Facebook. Lá, o candidato declarou aos 00"25"10, que "40% dos professores de São Luís não têm ensino superior e 55% dos professores não lecionam a matéria em  que têm graduação". A equipe do Rumbora Marocar foi verificar.



Verificamos


Conforme Censo Escolar Inep de 2019, em São Luís existem, em média, 97,05% de profissionais, na educação básica - infantil (96,2%) e fundamental (97,9%), exercendo a função docente com ensino superior na rede municipal de ensino.


Quanto à adequação do professor à disciplina lecionada, o indicador referente do Censo 2019 apresenta os seguintes dados:


73,1% dos professores da educação infantil têm formação na mesma área da disciplina que lecionam e 23,9% têm bacharelado sem complementação pedagógica ou possuem outra formação diferente da área em que lecionam. Apenas 3% não possuem formação no ensino superior. 


No ensino fundamental, são 64% de professores atuando em disciplinas de sua formação, 20% atuando em disciplinas fora de sua formação e 2,9% atuando sem terem concluído o ensino superior.


Portanto, existem professores atuando fora de sua área de formação e até sem formação superior na rede municipal de ensino, porém em proporções bem menores das que foram apresentadas pelo candidato.


Ganhando o selo do Rumbora Marocar: Esparroso: Exagerado. A informação está no caminho correto, mas houve exagero de mais de 10% e de menos de 100% frente ao total real.


Versão do Candidato


Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato e a mesma nos enviou a seguinte declaração:


(...) O dado citado por Rubens refere-se ao INEP/2018, uma vez que era os dados disponíveis quando da realização do diagnóstico, em 2019. 


De acordo com dados do INEP/2018, aproximadamente 40% do Corpo Docente da Rede Municipal dedicado aos anos finais do Ensino Fundamental não possui formação superior em licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona. 


Esse número é ainda mais grave quando se trata da rede privada, composta em grande maioria por escolas comunitárias e que responde por boa parte do ensino básico no município.


Nessa dependência administrativa, a parcela de professores que não possui formação superior em licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona chega a 57%.


Metodologias


1) O docente é contabilizado em cada turma e disciplina que leciona;


2) Inclui os professores responsáveis pela regência de classe e os professores responsáveis pela regência de módulo ou disciplina de turma desenvolvida em curso de modalidade de educação a distância;


3) O indicador classifica o docente segundo a adequação de sua formação inicial a cada disciplina que leciona na educação básica, levando-se em conta as normatizações legais vigentes (nacionais). A tabela apresenta o percentual de docências na respectiva unidade da agregação classificadas em cada uma das categorias do indicador;


4) Categorias de adequação da formação dos docentes em relação à disciplina que leciona:


Grupo 1 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.


Grupo 2 - Docentes com formação superior de bacharelado (sem complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona.


Grupo 3 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona.


Grupo 4 - Docentes com formação superior não considerada nas categorias anteriores.


Grupo 5 - Docentes sem formação superior.


Nota da Equipe do Rumbora Marocar


Agradecemos o retorno da assessoria do candidato com a fonte utilizada pelo mesmo sobre os dados que ele vem divulgando nos programas de TV e rádio dos quais participa, porém, além de o candidato do PCdoB estar descontextualizado em relação a essa pauta, mostra-se também exagerado pelos motivos a seguir:


1) existem dados mais recentes sobre o cenário, conforme indicamos acima; 


2) o candidato não especifica em suas falas que tais dados tratam de um recorte do ensino municipal (anos finais do fundamental), levando-nos a crer que isso é realidade de toda a rede;


3) ao analisarmos as informações fornecidas pela assessoria do candidato para o recorte de 2018, nos anos finais do ensino fundamental municipal, os dados também não conferem. Conforme podemos observar na tabela abaixo, extraída do portal INEP, o indicador que atesta a adequação da formação docente ao ensino fundamental municipal dos últimos anos, classificando-a em grupos de 1 a 5 como bem mencionou a assessoria, aponta que no grupo 3, alvo da observação do candidato, temos que 31% dos professores da rede municipal total estão enquadrados como “docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona”. Dizer que é aproximadamente 40% é um pouco exagerado! Quando se refere à rede privada, nenhum dos indicadores no grupo 3 alcança sequer os 30%, bem distante da realidade de 57% indicada pelo candidato. 


4) Podemos ainda classificar como falso o que ele diz sobre professores sem formação superior (grupo 5), já que sua assessoria sequer menciona essa categoria na nota encaminhada.


Lembramos que a atividade do fact-checking trabalha categoricamente com a precisão de dados passíveis de consulta e é isso que o Rumbora Marocar faz.


Alegra-nos ver candidatos revisando suas falas e nos procurando para o diálogo. Isso é importante para tornar o processo eleitoral mais honesto.


A construção é coletiva!

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