top of page
Buscar

Lahésio Bonfim

Atualizado: 18 de out. de 2022


Declaração


Durante o debate realizado pelo Portal Imirante, no dia 01 de setembro, o candidato ao governo do estado, Lahesio Bonfim (PSC), afirmou que, em 2014, o Maranhão tinha a renda per capita bem próxima a do Piauí e, após quase oito anos, o PIB piauiense teria crescido e, atualmente, estaria bem maior em comparação ao PIB maranhense. Veja a declaração:

“Nosso Maranhão, em 2014, quando esse governo chegou, tinha uma renda per capita bem pertinho do Piauí, até um pouquinho melhor do que a do Piauí. Depois de oito anos, quase oito anos, pelos dados do IBGE, hoje o PIB do do Piauí é bem superior ao PIB per capita do maranhense porque tivemos um governo que não priorizou a produção, um governo que não investe em estrutura (...)” (LAHESIO BONFIM, 30 '25'').


Candidato Lahésio Bonfim em entrevista ao Portal Imirante. FOTO: Reprodução - Portal Imirante

Verificamos


Segundo dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, a renda per capita do Piauí era de 659 reais. Atualmente, o último dado da série, de 2021, consta que a renda é de 837reais, crescendo 178reais. Já a renda per capita do Maranhão, em 2014, era de 461. Atualmente, é de 635reais, crescendo 174reais. Desse modo, a fala do candidato é superestimada, havendo um exagero visto que a diferença entre a renda do Piauí em relação ao Maranhão, atualmente, é de apenas 2%.


Versão do Candidato


Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato, mas até a veiculação desta checagem não obtivemos resposta. Caso haja alguma manifestação futura, será disponibilizada aqui.

bottom of page