top of page
Buscar

Hertz Dias

Atualizado: 19 de out. de 2022


Declaração


Em entrevista concedida ao JTVUFMA, programa da TV UFMA, veiculada no dia 31 de agosto de 2022, o candidato Hertz Dias (PSTU) discutiu sobre mercado de trabalho e economia e destacou que 80% da força de trabalho do Maranhão está fora da formalidade. (a partir de 00'03"58):

(...) oitenta por cento da força de trabalho do Maranhão está fora da formalidade e o nosso programa é um programa que tem um direcionamento de um programa voltado para atender os interesses da classe trabalhadoras (...)


Hertz Dias em entrevista ao JTVUFMA/TV UFMA.  FOTO: Reprodução canal YouTube TV UFMA

Verificamos


Marocando a informação dita for Hertz Dias verificamos que:

De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) sobre a Taxa de informalidade da população ocupada, por UFs (%) do 2º trimestre de 2022, divulgado em 12 de agosto, o Maranhão tem a taxa de informalidade de 59,4%, sendo o segundo estado com a maior taxa do Brasil, perdendo apenas para Pará com 61,8%. Já o número de desalentados no estado é de 14,8%.

Portanto, ainda que a taxa de pessoas fora da formalidade no Maranhão seja uma pauta de suma importância a ser discutida, a afirmação do candidato do PSTU recebe o selo Esparroso visto que o dado informado é exagerado.


Versão do Candidato


“É importante lembrar que existe (sic) os "desalentados" que somam 20% no Maranhão”.

Comments


bottom of page