top of page
Buscar

Edivaldo Holanda

Atualizado: 18 de out. de 2022


Declaração


Em sabatina realizada no programa Bom Dia Maranhão, da TV Difusora, no dia 19 de setembro, a 5’18”, o candidato ao governo Edivaldo Holanda Jr. (PSD) afirmou que em seus dois mandatos como prefeito do município de São Luís, de 2013 a 2020, renovou sua frota de ônibus em 92%, além de ter implantando 400 novos veículos com ar condicionado. Rumbora Marocar bem isso aí! https://www.youtube.com/watch?v=eHAvp061BR4


Candidato Edvaldo Holanda em entrevista à TV Difusora FOTO: Reprodução

Verificamos


TÁ DE MIGUÉ (FALSO): Há incongruência nos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTT) em relação ao número de ônibus pertencentes a frota da capital maranhense no período em que Edivaldo Holanda Júnior esteve como prefeito - entre 2013 e 2020.


Nos dados públicos obtidos em novembro de 2014, a frota total era composta por 1107 ônibus. Na ocasião, foram entregues 31 novos veículos, que fariam parte do processo de renovação da frota vigente. Porém, foi divulgado que em outubro do mesmo ano, a frota era de apenas 806 veículos.

Ainda acordo com a Secretaria, a frota total de ônibus em circulação em novembro 2021 - menos de um ano após Holanda deixar o cargo - era de 708 veículos. A Urban Systems, empresa de consulta de análise de dados demográficos, informou que a idade média dos veículos é de 11 anos.


A oscilação na quantidade de ônibus divulgada pela SMTT mostra que com a diminuição da frota é falso que 92% dela tenha sido renovada, visto que o total de ônibus reduziu. Sobre os veículos climatizados, um projeto aprovado pela prefeitura tinha como meta terminar o ano de 2020 com 362 deles com ar-condicionado, um número menor do que o citado pelo candidato.


Comments


bottom of page