BETO CASTRO - AVANTE

Biografia

Nascido em São Luís (MA), Werbeth Macedo Castro, mais conhecido como Beto Castro, tem 39 anos e é filiado atualmente ao Avante.

Trajetória Política

Beto Castro foi eleito pela primeira vez em 2012, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Em 2016, foi reeleito vereador, desta vez pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Em 2020, repetiu o feito de 2016, quando foi oitavo candidato mais votado: há quatro anos, obteve 6.663 votos. No ano de 2012, foi eleito com 3.167 votos.

Em setembro de 2013, Beto Castro teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

Beto Castro havia sido acusado pelo vereador Paulo Roberto Pinto (PHS) - conhecido por Carioca -, suplente na Câmara dos Vereadores, de usar duas identidades com nomes diferentes nas eleições de 2012. Por ordem da juíza Luzia Nepomucena, titular da 3ª Zona Eleitoral de São Luís, o vereador obteve uma liminar que assegurava sua permanência na Câmara até o julgamento de seu processo pelo TRE.

No mesmo ano, em dezembro, o TRE-MA decidiu cassar novamente o mandato do vereador (por 4 votos a 2), com a mesma justificativa da cassação anterior. Em março de 2014, os membros do TRE-MA julgaram o recurso da defesa e reconduziram Beto Castro à Câmara dos Vereadores (por 4 votos a 3).

Já em maio de 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Beto Castro (por 6 votos a 1), pelo mesmo motivo de 2013 e 2014. Um mês depois, Beto Castro conseguiu uma liminar, assinado pela ministra Rosa Weber, que determinava o seu retorno ao cargo de vereador.

Em sua atuação na Câmara, apresentou, em 2018, um projeto de lei sugerindo à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) a criação de pistas de skate em locais apropriados de praças e áreas de lazer, em São Luís.

No ano seguinte, propôs, também à Prefeitura de São Luís, por meio do requerimento n° 645/19, a reforma completa da Unidade de Educação Básica (UEB) Araripina, no Bairro de Fátima.

Em 2019, propôs o Projeto de Lei nº 17/2019, que prevê o sepultamento de animais domésticos em cemitério municipal adequado em São Luís.

Eleições 2020

Com 5.885 votos, foi reeleito pela terceira vez para a Câmara Municipal de São Luís - no total, serão 12 anos como vereador.

De acordo com dados oficiais do TSE, não há nenhum bem declarado pelo vereador em 2020 e nenhum gasto registrado, segundo o sistema. Em 2012, declarou o patrimônio de um veículo - desde as eleições de 2016, o vereador não declara seus bens ao TSE. O valor arrecadado para a campanha de 2020 foi de R$ 15.000,00.

Filiado ao Avante, declarou apoio ao candidato Duarte Júnior nas eleições 2020 em São Luís.

Siga nos as braba e os brabo!​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Os membros da equipe do Rumbora Marocar estão disponíveis para contato todos os dias (inclusive aos finais de semana) neste período eleitoral

 

ESCREVA PARA NÓS:​

reocupa@gmail.​com