ASTRO DE OGUM - PC DO B

Biografia

Natural do município de São Bento (Baixada Maranhense), Generval Martiniano Moreira Leite, mais conhecido como Astro de Ogum, tem 63 anos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Astro de Ogum tem ensino médio completo, sua atual ocupação é de vereador e, atualmente, é filiado ao PCdoB - no qual concorreu às Eleições 2020.

Já segundo a Câmara Municipal de São Luís, o parlamentar atua há mais de três décadas como pai de santo na capital maranhense.

Trajetória política

Religião e cultura são algumas das pautas trabalhadas ao longo dos 20 anos de trajetória política de Astro de Ogum, não tendo perdido nenhuma eleição até então. Seu primeiro partido foi o PDS, partido de sustentação à ditadura militar.

Sua estreia na disputa para o cargo de vereador ocorreu em 2000, pelo Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), saindo vencedor com 3.253 votos.

Em 2004, foi reeleito para o segundo mandato com 7.352 votos - desta vez, pelo Partido Popular Socialista (PPS). Nas Eleições de 2008 e 2012, foi reeleito pela 3ª e 4ª vez, pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), com 5.135 votos e 8.766 votos, respectivamente (no ano de 2012, foi vice-campeão nas urnas).

Já em 2016, foi reeleito em seu 5º mandato consecutivo, com 9.703 votos, pelo Partido da República (PR), atual Partido Liberal (PL). Nesta legislatura, atuou como presidente da Câmara de Vereadores de São Luís entre 2015/2019 e, também, como vice-presidente 2019/2020.

Entre suas ações, se destacam:

- a Lei Nº 6786, de abril deste ano, que solicita a isenção do desconto de ISS a todos os profissionais de saúde, da rede pública municipal;

- Participou do processo do 1º concurso da história da Câmara Municipal de Vereadores, autorizado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Câmara e o Ministério Público Estadual (MPE-MA) - foram abertas 116 vagas de níveis médio e superior.

No ano de 2015, ao saudar a posse do 1º Pai de Santo a comandar o Poder Legislativo no país, colocou vários grupos folclóricos de tambor de crioula e de blocos tradicionais no pátio da Câmara de São Luís.

Em 2019, Astro de Ogum e mais dois assessores foram presos na residência do vereador, em São Luís, durante operação da Polícia Civil do Maranhão. O vereador foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Ele pagou fiança e foi liberado após prestar depoimento na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Eleição 2020

Em 2020, Astro de Ogum foi reeleito em seu sexto mandato consecutivo, 24 anos ocupando uma cadeira na câmara municipal, com 6.016 votos. Desta vez, foi eleito pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no qual se filiou em abril de 2020.

Declarou, ao TSE, o valor de R$ 385.000,00 em bens divididos entre imóvel, jóias de ouro, dinheiro em espécie e veículo. Sua campanha contou com R$ 39.510,00 de recursos recebidos - destes, nenhum valor foi gasto.

O vereador apoiou a candidatura de Rubens Júnior (PCdoB) à prefeitura de São Luís.

Siga nos as braba e os brabo!​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Os membros da equipe do Rumbora Marocar estão disponíveis para contato todos os dias (inclusive aos finais de semana) neste período eleitoral

 

ESCREVA PARA NÓS:​

reocupa@gmail.​com