Declaração
O candidato ao governo do Maranhão Simplício Araújo (Solidariedade) concedeu entrevista ao JMTV 1ª edição, da Rede Mirante, no dia 17 de setembro. Na ocasião, a 1’40”, o candidato alegou que no estado 1,4 milhões de pessoas estariam sem uma refeição na mesa no fim daquela manhã. E completou: “Mas eu tenho a certeza que mais de um milhão não tem realmente nenhuma perspectiva de alimentação ainda aqui no Maranhão neste horário”. 1’40” até 1’56”: https://globoplay.globo.com/v/10944509/
Verificamos
Pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, com dados coletados entre novembro de 2021 e abril de 2022, mostra que 29,9% da população maranhense convive com insegurança alimentar grave. Isso significa que 2,139 milhões de pessoas passam fome por falta de dinheiro para comprar alimentos.
Entre as unidades da federação, o Maranhão está na sexta posição com a maior proporção de pessoas passando forme. Os dados detalhados por estado brasileiro estão presentes no Suplemento I do II Inquérito de Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (II VIGISAN).
A declaração do candidato Simplício Araújo recebe o selo FULEIRO: Subestimado, já que o dado da realidade é ainda mais grave do que o mencionado.
Comments