top of page
Buscar

Simplício Araújo


Declaração


Simplício Araújo, do Solidariedade, afirma que como deputado federal “sempre [foi] listado entre os 20 melhores do Brasil, (...)”. A declaração foi dada, aos 00:06:45 minutos, em uma entrevista concedida ao JMTV 1ª edição, da TV Mirante, no dia 17 de setembro de 2022 e o Rumbora Marocar foi verificar. https://globoplay.globo.com/v/10944509/


Simplício Araújo em entrevista cedida para a TV Mirante em 17-09-2022 / Foto: Reprodução 

Verificamos


Segundo o portal DivulgaCand, Simplício Araújo concorreu como deputado federal nas eleições de 2010, 2014 e 2018. Nas três ocasiões foi eleito como suplente, sendo licenciado em 2015 e 2019 para assumir cargos públicos no governo estadual: assumiu como Secretário de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão, a partir de 02 de janeiro de 2015, e como Secretário de Indústria, Comércio e Energia no Estado do Maranhão, a partir de fevereiro de 2021.


Entre as premiações e rankings de melhores parlamentares do Brasil, a principal nesse quesito é o Prêmio Congresso em Foco, onde o candidato não aparece em nenhuma lista, no período em que exerceu seu mandato como suplente.


Acesse a lista das premiações do Congresso em Foco por ano: 2012; 2013; 2015; 2019; 2020. As premiações de 2011 e 2014 não foram localizadas no referido site.


O site Solidariedade menciona, porém, que Simplício Araújo foi eleito TRÊS VEZES, durante sua gestão de 2013 a 2015, como um dos vinte melhores parlamentares do Brasil pela Revista Veja. Na lista de 2014, o candidato aparece em 22 lugar.


As demais listas da Veja também não estão disponíveis (apenas para assinantes), o que impede a checagem, mas só pelo ano de 2014, podemos atestar o exagero do candidato na afirmação. Também consideramos que não houve constância no reconhecimento como sugere ao dizer que “sempre foi listado”, uma vez que foram, possivelmente segundo o site Solidariedade, 3 aparições em, pelo menos, 6 anos de mandato como deputado federal suplente.


Portanto, Simplício Araújo recebe o selo ESPARROSO.


Sobre as premiações e suas metodologias


Prêmio Congresso Em Foco

O prêmio Congresso em Foco, conforme regulamento disposto no site, indica deputados federais e senadores à premiação a partir de requisitos básicos como: estar em exercício e não ser alvo de investigação. O site ainda abre espaço para que os deputados ou senadores que não estejam na pré-seleção, possam solicitar inclusão, via email.

A seleção dos premiados é feita de três formas: a) pela internet, em votação aberta a toda a sociedade; b) por um júri formado por profissionais de diferentes áreas que acompanham, por dever de ofício ou voluntariamente, as atividades do Parlamento brasileiro; c) pela escolha direta dos jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional.


Ranking do Progresso - Revista Veja

Conforme descrito no site, a pesquisa da Veja é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-­Uerj), onde são “levadas em conta propostas de ajuste na legislação capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo,(...). O Necon desenvolveu uma metodologia que observa todas as etapas de uma proposição, de sua origem à votação final, com peso específico em cada uma das fases.”


A pesquisa Ranking do Progresso da Veja atuou de 2011 a 2014. Hoje, o veículo divulga relatórios construídos por outros projetos, como o Legisla Brasil, onde o candidato Simplício tem apenas 1 estrela na avaliação do site, enquanto deputado federal.

댓글


bottom of page