Declaração
Em debate realizado no Programa Balanço Geral Manhã, da TV Record, no dia 25 de agosto, a 29’18’’, o candidato Lahésio Bonfim (PSC)afirmou que quando foi prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes, pegou a educação na 113ª posição do ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Rumbora Marocar bem isso aí!
Verificamos
ESPARROSO (EXAGERADO): Segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, última pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) antes das eleições municipais de 2020 — período em que Lahésio Bonfim foi eleito —, a cidade de São Pedro dos Crentes tinha a taxa de escolaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 5,1. Com esse índice, o município ocupou o 36º lugar no ranking estadual do Ideb. Nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública, São Pedro dos Crentes teve um Ideb de 5,2, ocupando a 2º posição no ranking estadual.
No âmbito estadual, em 2019 o Maranhão tinha, em comparação aos demais estados, apenas o 23º maior Ideb nos Anos Iniciais, o 21º nos Anos Finais do Ensino Fundamental e o 14º no Ensino Médio. Apesar de apresentar uma trajetória crescente em todas as etapas de ensino desde 2015, os números ainda eram inferiores à média nacional.
Portanto, o candidato Lahésio Bonfim (PSC) exagerou ao dizer que gestou a cidade de São Pedro dos Crentes em um período em que a avaliação da educação no município ocupava a 113ª posição do Ideb. Ao relacionarmos a alegação ao nível dos anos iniciais do ensino fundamental, o ex-prefeito exagerou ao dizer que a educação estava em situação 3 vezes pior do que os dados apontados pelo MEC.
Ao avaliarmos a fala do candidato relacionando a informação aos anos finais do ensino fundamental, conclui-se que Lahesio Bonfim informou um cenário 56 vezes pior que o apresentado pelo MEC.
Comments