top of page
Buscar

Carlos Brandão


Declaração


Maranhão teve melhor desempenho no combate à covid? No debate realizado pela Tv Mirante, no dia 27 de setembro, o candidato ao governo do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), disse que: 00:03:49 - “Nosso estado teve o melhor desempenho de combate ao covid” https://www.youtube.com/watch?v=NSgQ9TUmG6w


Candidato Carlos Brandão em entrevista à TV Cidade FOTO: Reprodução - canal do YouTube

Verificamos


Rumbora Marocar foi verificar.

Em relação à taxa de vacinação nos estados brasileiros, conforme dados da plataforma Monitora Covid-19 da FioCruz, o Maranhão apresenta as seguintes porcentagens no que compete à aplicação de primeira, segunda e terceira dose (reforço).

Com base nesses dados e no comparativo com os outros 26 estados da federação, o estado maranhense ocupa as seguintes posições no ranking nacional, conforme FioCruz.

Assim, o estado não apresentou o melhor desempenho no quesito vacinação, que tem sido o principal indicador para mensurar o combate à covid-19.

O candidato ainda menciona a construção “de cerca de 27 hospitais” e contratação de profissionais, mas tais dados não são passíveis de verificação em comparação com outros estados para atestar quantitativamente um melhor, bom ou ruim desempenho no cenário nacional.

No portal de transparência do governo do MA sobre o combate ao CoronaVírus, não há dados sobre a construção de hospitais e os acessos a dados abertos sobre receita e despesas não estão disponíveis (page not found).


No site do Sus (portal LocalizaSus), há dados sobre quantidade de leitos por unidade federativa, sem tratar sobre hospitais dedicados.

Nesse cenário, O Maranhão figura com o 522 leitos de UTI dedicados à Covid (para os anos de 2020 e 2021, somando UTIS adulto e infantil), com um investimento de 226,23 milhões de reais, mas num panorama nacional, tivemos estados com um quantitativo bem maior de leitos de UTI, como em Minas Gerais com 3,5 mil unidades.

Abaixo a lista completa das porcentagens de vacinação contra covid no Brasil produzida pelo Rumbora Marocar, com dados extraídos do Monitora Covid-19 (FioCruz). Cabe destacar que a base de dados da plataforma é obtida no portal do Ministério da Saúde.

Em relação aos óbitos, segundo o Ministério da Saúde, o Maranhão já acumula 10.993 mortes pela covid-19.

Não tivemos retorno da assessoria do candidato sobre a origem dos dados e indicadores que usa como fundamento para a afirmação que faz, nem da Secretaria Estadual de Saúde, até o fechamento deste texto.

Dessa forma, a afirmação do candidato é considerada RALADA (insustentável) por não haver dados públicos que possam comprová-la.


Comments


bottom of page