CURRÍCULOS CANDIDATOS

YGLÉSIO

MOISES

Candidato aposta no cuidar das pessoas para chegar à Prefeitura de São Luís

Candidato do PROS forma a chapa da saúde como destaque

Por Equipe Marocar 

Sob uma perspectiva do cuidado, do olhar de assistência para as pessoas é que o candidato do PROS, médico Yglésio Moyses aposta em sua candidatura à Prefeitura de São Luís. Ele tem como vice, o Dr. Mauro César, oftalmologista. Os dois formam a chapa da saúde como destaque, em especial para o cuidado com as crianças na primeira infância.

 

A precariedade no sistema de saúde público, para com os pacientes e seus acompanhantes, proporcionou visibilidade às ações do médico. O ano era 2013, ele era diretor do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Djalma Marques (Socorrão I), quando lançou uma campanha de arrecadação de alimentos para aquela unidade de saúde. A ação teve mídia nacional. Começando, assim, a sua vida política, por conta da falta de insumos para alimentar os pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

 

Vale ressaltar também que mesmo com essa campanha, o então diretor do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Djalma Marques, foi exonerado do cargo passando apenas sete meses. Na época, em mensagem publicada em seu perfil no Facebook, Yglésio, que estava há sete meses no cargo, diz que Edivaldo Holanda Júnior não o chamou previamente para conversar sobre a decisão. O motivo da exoneração não foi divulgado pela prefeitura.

 

Naquele mesmo ano, 2013, funcionários do Socorrão I fizeram uma manifestação contra a gestão de Yglésio, após o médico supostamente ter declarado que eles eram "porcos" e que "o recurso enviado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para complementar a remuneração dos funcionários deveria ser aplicado na compra de novos equipamentos". Ele nega ter feito essas afirmações.

 

Yglésio também se indispôs com o Ministério Público, ao se mostrar resistente à realização de uma vistoria do órgão e do Conselho Estadual de Saúde ao hospital.

HISTÓRICO POLÍTICO

Yglézio Moyses já participou de  eleições municipais em 2012 e em 2014. Em 2018, ele se candidatou e elegeu-se deputado estadual pelo PDT com 39.804 votos, filiando-se ao PROS ( Partido Republicano da Ordem Social)  no início deste ano.  É a primeira vez que concorre à Prefeitura de São Luís.

 

Em setembro de 2019, foi eleito o terceiro deputado que mais aprovou projetos na Assembleia Legislativa do Maranhão.  Em um único dia, teve quatro projetos aprovados. Em sua campanha a prefeitura de São Luís enfatiza a frase  “mais de 1.000 ações pelas pessoas, como indicações e projetos de lei, muitos deles aprovados. Nosso projeto por São Luís continua e vem muito mais por aí!"

 

Em 2014, ficou como primeiro suplente pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 16.032 votos. Em 2013, assumiu a direção do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), maior hospital de urgência do Maranhão. Já disputou eleição de vereador em São Luís em 2012, obtendo 1.432 votos. 

ATUAÇÃO NA POLÍTICA

A maioria dos projetos de lei de Yglésio são para o campo da saúde, área que o parlamentar tem mais afinidade, pelo fato de ser médico do Sistema Único de Saúde e militante da saúde pública de qualidade. Entre os projetos aprovados: “Prioridade de atendimento para diabéticos em laboratórios no Maranhão”, “Programa Farmácia Solidária”, “Título da capital maranhense dos bordados para São João dos Patos” e a “Proibição da comercialização, importação e publicidade de cigarros eletrônicos no Maranhão” foram aprovadas em segundo turno, que seguem agora para sanção do governador Flávio Dino (PCdoB).

 

Nas suas redes sociais não localizamos a listagem dos projetos aprovados. Desde setembro, ele dialoga com comunidades para construção de Papi (Programa de apoio para a Primeira Infância) e traz esse projeto como carro chefe para a sua candidatura.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

1998 - aprovado em primeiro lugar para o curso de Medicina, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de ter sido aprovado para o curso de Direito na mesma instituição.

2008 - ingressa no Doutorado em Fisiopatologia Experimental da Universidade de São Paulo.

2010 – aprovado para o concurso de Professor de Anatomia da UFMA.

2013 - diretor-geral do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Djalma Marques

Siga nos as braba e os brabo!​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Os membros da equipe do Rumbora Marocar estão disponíveis para contato todos os dias (inclusive aos finais de semana) neste período eleitoral

 

ESCREVA PARA NÓS:​

reocupa@gmail.​com