CURRÍCULO VICE PREFEITA
ESMENIA.jpeg

ESMÊNIA 

MIRANDA

Por Equipe Marocar 

Esmênia Miranda Ferreira da Silva é natural de Bacabal (MA), possui 38 anos e é policial militar. Filiada ao Partido Social Democrático (PSD), concorre pela primeira vez a um cargo eletivo em São Luís do Maranhão.

 

Esmênia Miranda Ferreira da Silva é a vice-prefeita na coligação Pra frente São Luís que teve Eduardo Braide (Podemos) eleito para o cargo de  prefeito. A coligação é integrada pelos partidos PODEMOS, PSD, PMN, PSC  e PSDB.

TRAJETÓRIA POLÍTICA/PROFISSIONAL

Com graduação em História e Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a prof. Esmênia (nome de campanha) é professora no Colégio Militar Tiradentes de São Luís (MA), onde ministra disciplinas de História, também é cabo da Polícia Militar, onde ingressou em 2007. Trabalhou no CAPS da Polícia Militar e no setor de Equoterapia da corporação para pessoas com deficiência.

 

Em junho deste ano, ela concluiu o mestrado em História na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), defendendo a dissertação: O VALOR DE UMA PRETINHA: AS REPRESENTAÇÕES DE ESCRAVOS EM JORNAIS DE SÃO LUÍS DE 1830 A 1850.

ELEIÇÕES 2020

A confirmação da candidatura de Esmênia na chapa de Eduardo Braide ocorreu em setembro de 2020, em convenção da coligação. Esmênia declarou no vídeo de campanha que sua crença no potencial transformador da educação a fizeram aceitar o convite para ser vice na chapa de Braide. 

 

No plano de governo da coligação Pra Frente São Luís existem propostas no campo da educação que prometem, entre outras coisas, criar creches em tempo integral. 

 

Como candidata à vice, a policial declarou a posse de R$ 177.000,00 distribuídos em dois imóveis e um carro. A chapa recebeu, no primeiro turno da eleição, 193.598 votos, representando 37,81% da preferência do eleitorado ludovicense. 

 

Juntos, vamos trabalhar para que mais pessoas alcancem os seus sonhos e melhorem de vida”, assegura a professora Esmênia, que é casada com um policial civil e tem uma filha.