CURRÍCULOS CANDIDATOS

RUBENS

JR.

Rubens Júnior, a aposta do PCdoB/MA à

prefeitura de São Luís

Com 14 anos de vivência política, candidato concorre pela primeira vez ao pleito municipal

Por Equipe Marocar 

O deputado Rubens Pereira Júnior é candidato à prefeitura de São Luís pelo Partido
Comunista do Brasil (PC do B). Sua chapa traz como vice o vereador Honorato Fernandes, presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), e foi confirmada em convenção realizada no último dia
13 de setembro, no Ginásio Costa Rodrigues, localizado no centro da capital maranhense. A candidatura recebeu declaração de apoio do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Rubens Júnior, 36 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, e atuou como analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão, abrindo mão do cargo público, em 2012, para advogar em uma ação contra a então governadora do MA, Roseana Sarney, processada por abuso de poder nas eleições de 2010.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

O candidato do PCdoB concorre pela primeira vez à prefeitura de São Luís e traz no currículo 14 anos de atuação política, iniciando-a aos 22 anos quando tornou-se deputado estadual no Maranhão. De lá pra cá, foram quatro candidaturas exitosas, duas como deputado estadual (2007-2010/2011-2014) e duas como federal (2015-2018/2019-2022).

 

Conforme dados do TSE, o candidato foi eleito deputado estadual, em 2006, pelo PRTB, com 34.837 votos. No segundo mandato, agora integrando o PCdoB, Rubens Júnior recebeu 30.301 votos válidos.


Já na eleição para deputado federal, em 2014, o candidato conquistou 118.115 votos
válidos, ficando em terceiro lugar na predileção dos maranhenses. Por fim, na última
disputa, de
2018, Rubens Júnior conseguiu se reeleger com 111.584 votos. Embora afirme em seu site oficial, ter sido “o primeiro deputado reeleito no MA”, o site da UOL mostra que outros também foram reeleitos naquela ocasião, bem como na eleição anterior, o que anula o pioneirismo declarado. 

No início de 2019, o deputado assumiu a Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), no governo Flávio Dino, da qual está afastado para concorrer ao pleito municipal.

AÇÕES NA CARREIRA POLÍTICA

Como deputado estadual, Rubens Júnior assumiu a liderança do bloco de oposição na Assembleia Legislativa, atuando de forma incisiva na fiscalização do governo Roseana Sarney. Como deputado federal, nos oito anos de atuação, chegou a propor 103 projetos de lei, segundo portal da Câmara Legislativa.


Vale destacar que, conforme classificação do próprio portal, 45 destas proposições versam sobre a pauta dos Direitos Humanos, 25 sobre Segurança Pública, 13 sobre Trabalho, Previdência e Assistência, 12 sobre Educação, Cultura e Esportes e 101 sobre Questões Políticas e Administração Pública. Ressalta-se ainda que o portal classifica em mais de uma  categoria as proposições apresentadas.


Ainda em relação a sua atuação como deputado federal, Rubens Júnior participou de
reclamação protocolada no Conselho Nacional de Justiça contra o juiz Sérgio Moro, em
2016. A ação questionava a legalidade da divulgação do conteúdo de uma interceptação telefônica da ex-presidente Dilma, além de senadores e ministros. Rubens ainda votou favorável a cassação do deputado Eduardo Cunha e foi um dos poucos deputados maranhenses (4 no total) a votar contra a PEC 241 que limitava os gastos públicos em 20 anos. Em 2017, foi eleito líder da bancada federal maranhense com 11 votos.


Em relação a sua breve atuação na Secid, tomou à frente dos programas, já existentes, como o projeto Nosso Centro e ampliação do programa Cheque minha Casa voltados para a ocupação e revitalização do Centro Histórico de São Luís, entre outras atividades da pasta, conforme noticiado no site da Secretaria.

ELEIÇÕES 2020

O preparativo para as eleições municipais de 2020, em São Luís, começou em fevereiro, quando o deputado anunciou sua pré-candidatura pelo partido comunista e realizou ações de escuta com grupos e comunidades pela cidade. Segundo o plano de governo do candidato, esse processo de escutatória, nomeado Diálogos por São Luís, ajudou a fundamentar o documento apresentado que é pautado em quatro eixos: superação da pobreza, desenvolvimento sustentável, valorização da primeira infância e inovação.


Confira o plano de governo completo do candidato Rubens Júnior aqui no Rumbora
Marocar.

Siga nos as braba e os brabo!​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Os membros da equipe do Rumbora Marocar estão disponíveis para contato todos os dias (inclusive aos finais de semana) neste período eleitoral

 

ESCREVA PARA NÓS:​

reocupa@gmail.​com