CURRÍCULOS CANDIDATOS

EDUARDO BRAIDE

Por Equipe Marocar 

Neste ano, o deputado Eduardo Braide concorre ao cargo de Prefeito de São Luís pela segunda vez. Sua candidatura está sendo lançada pelo partido Podemos e tem como vice a policial militar e professora Esmênia Miranda, do Partido Social Democrático (PSD). A chapa foi confirmada durante convenção no último dia 14, no Auditório do Rio Poty Hotel.

 

Braide tem 44 anos e é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão desde os 22. Abandonou a advocacia em 2005, aos 27 anos, quando aceitou o convite de ser diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) durante o governo de José Reinaldo Tavares, vice eleito após a renúncia de Roseana Sarney. Em 2009 e 2010, fez parte da gestão do prefeito João Castelo como secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís.

Eduardo Braide se elegeu deputado estadual em 2010 pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), com apoio político do pai, Carlos Braide, que somava cinco mandatos na Assembleia Legislativa do Maranhão. Quatro anos depois, foi reeleito.

 

Segundo o levantamento do UOL, na sua primeira eleição o candidato se elegeu com 26.792 votos, e, na segunda, 47.519

No seu segundo mandato de deputado estadual, em 2015, chegou a liderar o maior bloco de parlamentares da ALEMA, governista. Porém, a partir de 2016, ao ver que não teria o apoio do governador para concorrer à prefeitura, mudou de lado e passou a ser crítico ferrenho de Flávio Dino.

Nas eleições municipais passada, disputou a prefeitura de São Luís, mas acabou perdendo no segundo turno para Edivaldo Holanda, candidato apoiado por Dino. Braide recebeu 46,06% dos votos contra 53,94% de Edivaldo Holanda

 

Dois anos depois, concorreu e ganhou a vaga de deputado federal com 189.843 votos, tornando-se o mais votado do Maranhão naquelas eleições. 

PROJETOS NA CARREIRA

Em seus dois mandatos como deputado estadual, Braide propôs 328 matérias legislativas, de acordo com o site da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). 

 

Como deputado federal, até agora, fez parte da autoria de 202 matérias - a maioria dentro dos tema ‘política e administração pública’ (175), ‘trabalho, previdência e assistência’ (102) e ‘direitos humanos’ (28), segundo o Portal da Câmara dos Deputados. Uma das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) dele foi a criação do Fundo Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer.

 

Em relação aos seus posicionamentos na Câmara, o parlamentar votou contra a Reforma da Previdência, a favor do acordo entre Estados Unidos e Brasil para uso da Base de Alcântara e a favor do Pacote Anticrime de Sérgio Moro, por exemplo.

ELEIÇÕES 2020

No começo deste ano, já visando a disputa pela prefeitura de São Luís, Eduardo Braide migrou do PMN para o Podemos - partido que mais votou a favor dos projetos de Jair Bolsonaro na Câmara - e, hoje, é vice-líder da legenda. 

 

Sua candidatura conta com o apoio do PMN, Partido Social Democrático (PSD), Partido Social Cristão (PSC) e Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB). O apoio do líder deste último, Roberto Rocha, inclusive rendeu a Braide um desconforto: Wellington do Curso (PSDB) o acusou de traição, pois teve que deixar de ser candidato a prefeito por ter perdido apoio de seu próprio grupo.

 

O plano de governo de Braide inclui propostas como o programa ‘Adote um espaço’, em que empresas cuidam de espaços públicos, como praças e avenidas, em troca de publicidade no local; o ‘Rede pela vida’, que firma parcerias com igrejas e outras entidades sociais para a aplicação de políticas sociais na cidade; e a criação de uma ‘subprefeitura’ para a zona rural.

 

Além desses, há planos para a saúde, a educação, a segurança, a urbanização e incentivos desde a juventude para a criação de empreendimentos. Confira o Plano de Governo do candidato Eduardo Braide na íntegra no Rumbora Marocar.

Siga nos as braba e os brabo!​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Os membros da equipe do Rumbora Marocar estão disponíveis para contato todos os dias (inclusive aos finais de semana) neste período eleitoral

 

ESCREVA PARA NÓS:​

reocupa@gmail.​com