NETO

EVANGELISTA

DECLARAÇÃO

Por Polyana Amorim  atualizado em 31/10/2020 ás 12:30

 

O candidato do DEM, Neto Evangelista, afirmou, durante entrevista promovida

pela TV Cidade/Rede Record, em 00"05"55, que São Luís tem 60 mil crianças em idade de 0 a 3 anos (idade de creche). Desse total, 17 mil estão em creche, sendo apenas 3800 na creche pública, outras na rede privada e a maioria está em escola comunitária. A equipe do Rumbora Marocar foi verificar.

VERIFICAMOS

Segundo IBGE cidades, Censo 2010, existiam 60.106 pessoas em São Luís em idade de 0 a 3 anos.

 

A mesma pesquisa revela que 9.483 pessoas frequentavam creche. Destas, 5.281 frequentam creches públicas e 4.202 frequentam particulares. A pesquisa não menciona a categoria escola comunitária e não especifica a idade dessas pessoas.

 

Quando apresenta o dado pelo grupo de idade (0 a 3 anos), o número sobe para 16.641 pessoas frequentando escola ou creche.

 

Cabe ressaltar que, em 2010, o censo IBGE trabalhou com uma margem populacional de 1.014.837. A estimativa para 2020 é de 1.108.975, conforme o instituto. 

 

Já os dados de 2019 do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicam que em São Luís existem 17.045 matrículas em creches na capital. Destas, 15.537 tem idade até 3 anos. 

 

A pesquisa ainda diz que apenas 2.353 estão em creches municipais na zona urbana e 1.133 em creches municipais na zona rural, totalizando 3.486. As demais estão em creches privadas. 

 

A pesquisa IDEB também não trabalha com a categoria escola comunitária.

Obs: para acessar os dados na plataforma Qedu é necessário realizar um cadastro gratuito e preencher os filtros da busca

Ganhando o selo do Rumbora Marocar: Ralado isso: InsustentávelNão há dados públicos que comprovem a informação.

VERSÃO DO CANDIDATO

Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato, mas até a veiculação desta checagem, não obtivemos resposta. Caso haja alguma manifestação futura, a mesma será disponibilizada por aqui.

 

Após a publicação desta checagem nas redes sociais do Rumbora Marocar, a assessoria do candidato nos enviou a seguinte nota:

Não há equívocos na declaração de Neto Evangelista.

Em primeiro lugar, ao falar sobre creche comunitária, Neto Evangelista estava se referindo às creches administradas por entidades sem fins lucrativos (como associações de bairro) que são contratadas pela Prefeitura, mediante convênio, para atender às crianças da rede municipal. Esse tipo de convênio também pode ser feito com creches privadas. Mas, em ambos os casos, quem assume os custos de manutenção e operação da creche é a Prefeitura – e, embora o prédio não pertença ao município, essa unidade de ensino figura como integrante da rede pública municipal.

Mas vamos aos números. Segundo dados do Censo de 2018 do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação), naquele ano havia 45.296 crianças matriculadas na Educação Infantil (que inclui creches e pré-escolas) em São Luís, sendo 27.820 em pré-escolas e 17.476 em creches.

Desse total, 32.058 (70,8%) crianças estavam matriculadas na rede privada e 13.238 (29,2%) na rede pública municipal.

Das 13.238 crianças matriculadas na rede pública municipal, 9.397 estavam na pré-escola (4 a 6 anos) e 3.841 em creches (0 a 3 anos).

Ou seja, exatamente o mesmo número mencionado pelo candidato Neto Evangelista.

OBS. IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (e não está relacionado à educação infantil).

NOTA DA EQUIPE RUMBORA MAROCAR

A equipe do Rumbora Marocar agradece o retorno, mas reitera o posicionamento colocado, uma vez que os dados seguem imprecisos na justificativa do candidato.

 

O IDEB também apresenta dados sobre pré-escola, conforme relatórios do portal e as informações levantadas pela assessoria do candidato ainda não dão conta da declaração de que a maioria das crianças esteja em escola comunitária. Apenas atesta que não há dados exatos sobre a distribuição de alunos nas três modalidades, como menciona o candidato.

Quanto à observação final da assessoria de Neto, a título de esclarecimento e conforme LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no artigo 21:

 

A educação escolar compõe-se de:

I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

II - educação superior.

 

Lembramos que a atividade do fact-checking trabalha categoricamente com a precisão de dados passíveis de consulta e é isso que o Rumbora Marocar faz.

 

Alegra-nos ver candidatos revisando suas falas e nos procurando para o diálogo. Isso é importante para tornar o processo eleitoral mais honesto.

 

A construção é coletiva!

Siga nos as braba e os brabo!​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Os membros da equipe do Rumbora Marocar estão disponíveis para contato todos os dias (inclusive aos finais de semana) neste período eleitoral

 

ESCREVA PARA NÓS:​

reocupa@gmail.​com