FRANKLIN

DOUGLAS

DECLARAÇÃO

Por Polyana Amorim  

Franklin Douglas afirmou em entrevista a TV Cidade aos 00"03"30, que nós temos 266 escolas, sendo 80% sem infraestrutura, com forro caindo; 75% faltam laboratório de informática e 65% faltam sala de professores. Rumbora Marocar foi checar!

VERIFICAMOS

O dado do Censo Escolar/INEP, de 2018, atesta que São Luís possui 191 escolas na rede municipal de educação, referentes à educação básica.


No âmbito das escolas municipais, apenas 30 escolas (16%) possuem laboratórios de informática e 106  (55%) escolas possuem sala de professores. Não existe dado, nessa pesquisa, sobre condições físicas dos estabelecimentos, como forros caindo, conforme menciona o candidato.


Já dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB 2019,* atestam que São Luís possui 128 escolas municipais na zona urbana e 63 na zona rural, totalizando 191 escolas municipais, no âmbito da educação básica.

 

A pesquisa não faz menção a detalhes da infraestrutura, resumindo-se a quantitativo de aluno, professores e estabelecimentos na capital.

 

Cabe ressaltar que a educação básica compreende crianças de 04 a 17 anos, da pré-escola ao ensino médio, porém a responsabilidade do município é de garantir matrícula até o ensino fundamental.


 

Obs*: para acessar os dados na plataforma Qedu é necessário realizar um cadastro gratuito e preencher os filtros da busca.

Com essa fala, o candidato Fraklin Douglas ganha nosso selo Esparroso = Exagerado: A informação está no caminho correto, mas houve exagero de mais de 10% e de menos de 100% frente ao total real.

VERSÃO DO CANDIDATO

Rumbora Marocar entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato, mas até a veiculação desta checagem, não obtivemos resposta. Caso haja alguma manifestação futura, a mesma será disponibilizada por aqui.

Siga nos as braba e os brabo!​

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Os membros da equipe do Rumbora Marocar estão disponíveis para contato todos os dias (inclusive aos finais de semana) neste período eleitoral

 

ESCREVA PARA NÓS:​

reocupa@gmail.​com